O nome da cidade deriva da palavra irlandesa corcach, que significa "lugar pantanoso", referindo-se à sua situação sobre o Rio Lee. Cork tem uma reputação de rebeldia que remonta ao apoio da cidade ao inglês Perkin Warbeck em 1491, na sequência da Guerra das Rosas. O Condado de Cork é apelidado de "Condado Rebelde", e muitas vezes referem-se à cidade como a "verdadeira capital da Irlanda".

É a principal cidade e centro administrativo do Condado de Cork e a maior cidade da província de Munster. A cidade tem uma população de 119.143 habitantes, enquanto que a adição das áreas suburbanas contidas no Condado de Cork totalizam 190.384 habitantes.[A Área Metropolitana de Cork tem uma população de cerca de 274.000 habitantes, enquanto que o Greater Cork tem cerca de 380.000 habitantes.

Cork foi a Capital Europeia da Cultura em 2005. Um dos principais projetos foi o Cork Caucus. Em 2005, uma rede sem cabos da Smart Telecom foi instalada para transformar o centro da cidade, uma das primeiras na Europa, com uma rede Wi-Fi a alta velocidade.

Não existe rivalidade entre Dublin e Cork, semelhante à que existe entre Madrid e Barcelona, mas os habitantes de Cork veêm a si próprios como diferentes do resto da Irlanda, sendo apelidados de "rebeldes". Isto manifesta-se no que se refere à região como a República Popular de Cork (sem conexão ao comunismo). Os cidadãos da Capital andam com t-shirts e outras peças com o nome da República Popular da Cork impresso em várias línguas como o inglês, irlandês, italiano e polaco. A bandeira é hasteada, bicolor em edifícios públicos e civis (incluindo o tribunal, o terminal de autocarros e a estação de comboios). Muitas vezes acompanhada pela bandeira nacional da Irlanda, mas, por vezes, sozinha.

 

in Wikipedia

 

 

 

Até daqui a um mês mana!!! Diverte te e aproveita muito!!!!

publicado por Bunny às 09:17