Caminhada mobiliza uma dezena de estudantes
Apenas 10 estudantes responderam ao desafio de percorrer a pé, durante cinco dias, a ligação entre Coimbra e Lisboa, contabilizando, no final, 180 quilómetros nas pernas. O objectivo é protestar contra o novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior
Um grupo de 10 estudantes da Universidade de Coimbra (UC) parte hoje de Coimbra e conta chegar sexta-feira a Lisboa, após percorrer 180 quilómetros a pé. Protestar contra o novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) assume-se como a mola impulsionadora da caminhada organizada pela Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC). (...)
O grupo de estudantes, onde se inclui o presidente da Direcção-Geral da AAC, Paulo Fernandes, e dois vice-presidentes, vai ser acompanhado por uma viatura da AAC, responsável, durante a viagem, pelo apoio logístico, nomeadamente o transporte de géneros alimentícios. As refeições quentes ficarão para o jantar em escolas e instalações municipais onde os estudantes vão pernoitar. (...)
O tradicional traje académico não vai constar da bagagem, uma vez que foi trocado por «roupa confortável e adequada» e coletes reflectores. «Não vamos trajados. Com aqueles sapatos é impossível», concluiu João Pita.
in Diário de Coimbra