Acho bem..porque se há dias mundiais, nacionais e internacionais para tudo, é justo que este sistema que revolucionou a maneira de «ver» por parte dos deficientes visuais, tenha um dia Mundial.

Fiquei a conhecer melhor a história do Sr. Louis Braille há uns tempos, quensdo pedi um trabalho sobre isso aos adolescentes da catequese..... realmente, há coisas fantásticas não há????? ;)

Neste dia lembro me de duas pessoas, que certamente usam este sistema. Não conheço nenhuma delas pessoalmente, mas vejo-as tantas vezes que já me sinto próxima.

A primeira é uma senhora que mora aqui no prédio ao lado do escritório. Trabalha no hospital, por isso vejo-a passar aqui fora umas quatro vezes por dia. Admiro bastante os cegos, porque sem dúvida a visão é o sentido que nos faz mais falta ( a mim que sou míope bem sei o que custa). Ela sai,com a sa cadela guia e atravessa esta rua super movimentada com uns passeios altissimos . Tem pelo menos umas 4 passadeiras até ao hospital. Ela caminha rapidamente como se fose atrasada...sem estranhar o caminho. gosto sempre de reparar na cadela...na maneira como ela olha para os carros, espera que eles parem, a maneira como ela avisa a dona de que não pode ou pode avançar.... Se algum vizinho aqui passa por esta senhora ela cumprimenta e sorri...conhece pela voz.... Gosto de ficar a olhar para ela sempre que me apercebo que ela vá a passar, nada de coscuvilhice alheia...apenas admiração.

A segunda pessoa é um rapaz, creio qeu deve ter uns 18 anos. Conheço-o a ele e à irma de vista.. Sei que se chama Horácio. Comecei por admirá-lo quando o vi tocar órgão numa igreja....sem ver...incrivel. Também toca viola e é uma pessoa super sociável. Costumo encontrá-lo ali para os lados do Rossio, deve estudar por ali. Também fico a reparar nele.... Move-se com tanta facilidade no meio da confusão das pessoas...Também tem uma cadela guia (também ja soube o nome) muito fofa ( aliás os labradores são todos)....

O meu motivo de admiração por ele prende-se com a força de vontade que ele tem em viver, estudar, a paixão dele pela música...e ao facto de ele não se sentir nada inferior aos outros. Ele apenas não vê...mas para além disso é um jovem normal!!!!

Para eles e todos os cegos e amblíopes que lutam por ser reconhecidos, por estudar, trabalhar, por serem cidadãos de pleno direito..para eles...a minha maior admiração.

PS: Parabéns Pai e Martita:)

publicado por Bunny às 14:43