Para isto ter uma sequência lógica, é melhor dar seguimento ao post abaixo!

A tarde de sábado foi sem dúvida uma tarde marcante e que guardarei por várias razões. Vou-vos explicar mais ou menos o mecanismo da coisa. Antes da Ceia de Reis (sempre 1º sábado Janeiro), os Convivios Fraternos organizam uma tarde de partilha e solidariedade, onde os jovens se dividem e visitam algumas instituições aqui da cidade. A ideia original era ir lá cantar as Janeiras, mas às vezes só o acto de visitar e estar com aquelas pessoas é suficiente. Ora entao, dividimo-nos em grupos, e eu, depois de tanto pedinchar, lá consegui ficar no grupo que visitou a prisão!!!!! Os restantes dividiram-se por APPC, APPACDM, Centro de Deficientes Profundos de Sto Estevão e Pediatria do hospital. O nosso grupo era diferente dos outros.....éramos o único grupo que não tinha lembranças para oferecer (ordens do Estabelecimento Prisional) , o mais pequeno (ordens...), maioritariamente feminino (aqui já não eram ordens certamente ) e o único que tinha horários rigidos: das 17h às 17.30h......

Lá fomos nós....depois de uma entrada na prisão bem caricata, tivemos de passar por todos os procedimentos obrigatórios: apresentação de BI, revista total, deixámos carteiras telemóveis e objectos de metal num compartimento, e aguardámos a entrada. Confesso: estava super nervosa, com as pernas bambas...a expectativa era grande  bem como o nervosismo pois não fazia ideia do que me esperava para lá daquela de porta de ferro gigante.

Entrámos para o refeitório vazio. Fomos avisados que por sermos maioritariamente mulheres poderiamos ouvir bocas menos agradàveis. Mas nada disso sucedeu.

Eles foram entrando pouco a pouco, timidamente, também sem saber quem eram aquelas visitas extraordinárias.

Ali ficámos frente a frente em silêncio uns minutos. Um dos rapazes do grupo, procedeu a apresentação, uma pequena introdução sobre o que iamos fazer..... O que iamos fazer, bbem, nos iamos ali não sei bem fazer o que, porque disseram-nos para improvisar e acima de tudo conversar com eles. Decidimos começar com uma música divertida e com gestos para os ambientar. Eles colaboraram e gostaram. Voltámos a cantar outra, apercebemo-nso que um rapazito conhecia a letra, um dos colegas reclusos mostrou-se surpreendido ao que o outro responde: Claro que sei a música...fui Escuteiro......!!! Do lado de cá admiração com esta afirmação.

Até que,e pouco faltava para irmos embora, o nosso «moderador» sugeriu que nos apresentássemos......A nossa parte correu toda bem, descobrimos que alguns de nós tinham «vizinhos» ali...... (quando eu disse que era de Beijós, um recluso levantou rapidamente a mão e disse: cnheço perfeitamente, sou de Canas!) Mas quando chegou a vez de eles se apresentarem, houve indecisão sobre quem começava. Foi lhes pedido o nome , a profissão e se quisessem, dizer o motivo de estarem ali. (Confesso que na parte da profissão eu ri para mim mesma: Será que algum deles fazia alguma coisa????) E foi esta parte que mais me chocou... a maneira como alguns falavam...com receio, vergonha e sim, havia alguns com arrependimento.... Outros não.... Profissão: ladrão, traficante.......só estas expressões dizem tudo....Mas havia quem tivesse uma vida «normal»....e cometesse um deslize.....

Na cadeia de Viseu não há presos por homicidio, foi -nos dito logo pelos guardas. Ali há traficos, roubos e outros crimes «pequenos». Devo dizer que o facto de saber que não havia ali ninguém preso por homicidio me tranquilizou!

Mas as 17.30h chegaram depressa. E nós que estavamos a gostar tanto!!!

Lá saimos.... em silêncio...a visita marcou todos. Ficou a promessa de voltarmos..... e esperar já não os encontrar lá!!!

Depois de um lanche, de encontrar muitas pessoas conhecidas ( e como é bom revê-las), de uma eucaristia , de um gelo de pés... lá fomos até a Ceia propriamente dita!!! Este ano saímos do Centro Pastoral (o nosso habitat natural lol)!!! É sempre tão bom encontrar pessoas, muitas apenas uma vez por ano, saber novidades, conversar......O jantar estava muito bom - o melhor eram as azeitonas - e o ambiente ainda melhor!!! Foi tão bom!!!!!:) Pena ter de vir embora tão cedo!!!!

tags: ,
publicado por Bunny às 11:41