A comunidade católica celebra hoje  a Quinta-Feira Santa. A data, retoma o último momento de Jesus Cristo com seus discípulos e prepara a Igreja para a celebração da Páscoa, que acontece no domingo.


A Igreja celebra a Quinta-Feira Santa numa cerimónia baseada no texto do evangelho de João, que descreve o último gesto de amor e doação de Jesus, reunido na última ceia com seus discípulos.

Durante a missa desta quinta-feira, na tradição católica, depois da leitura do evangelho que narra a última ceia, o sacerdote escolhe 12 pessoas que representem a comunidade e lava seus pés.

Ainda como parte da cerimónia, há o desnudamento do altar. Todas as toalhas, flores, cruzes e qualquer ornamento são retirados da igreja e as imagens são cobertas. Faz se isso para lembrar o despojamento de Jesus no momento de sua entrega. Além disso, ao fim da missa, as hóstias que não foram consumidas na eucaristia são levadas para um sacrário lateral. O significado dessa caminhada de um sacrário a outro significa que, depois da missa da última ceia, Jesus também se retirou e foi para o Jardim das Oliveiras se preparar para o momento da entrega.

 

tags: ,
publicado por Bunny às 18:38