Em Taizé, no Sul da Borgonha, em França, encontra-se a comunidade ecuménica internacional fundada em 1940 pelo irmão Roger. Os irmãos comprometem-se para toda a vida na partilha dos bens materiais e espirituais, no celibato e numa grande simplicidade de vida. Actualmente, a comunidade tem cerca de uma centena de irmãos, católicos e de diversas origens evangélicas, vindos de mais de vinte e cinco países.

No coração da vida quotidiana em Taizé, encontram-se os três momentos de oração comunitária. Os irmãos vivem somente do seu trabalho. Não aceitam qualquer donativo nem qualquer presente para eles mesmos. Alguns dos irmãos vivem em pequenas fraternidades no meio dos mais pobres.

Desde o fim dos anos 1950, milhares de jovens começaram a vir a Taizé para participarem nos encontros de oração e de reflexão que têm lugar semana após semana. Os irmãos de Taizé efectuam também visitas e animam em África, na América do Sul e do Norte, na Ásia e na Europa, pequenos e grandes encontros que fazem parte de uma «peregrinação de confiança na terra.

De um domingo até ao domingo seguinte, cada um é convidado a entrar no ritmo de uma vida comunitária durante uma semana: reunir-se com os irmãos três vezes por dia para a oração, juntar-se a pessoas de outros países para os encontros, as refeições, as discussões em pequenos grupos, e diversos trabalhos.

Existem encontros para jovens, adultos de mais de 30 anos e para famílias com os seus filhos. Encontra-se também uma página destinada à preparação da vinda de grupos de jovens.

 

 

Uma semana em Taizé permite reler a vida quotidiana à luz do Evangelho: rezar juntos três vezes por dia, reflectir sobre as fontes da fé, trabalhar pelos outros.

Todos os dias, os irmãos da comunidade fazem uma introdução bíblica, seguida por um tempo de silêncio e de partilha em pequenos grupos.

Depois do almoço, os workshops ajudam a aprofundar a relação entre a fé e a vida, no trabalho, na solidariedade, nos problemas da sociedade, na arte, na cultura, na procura da paz no mundo…

Os jovens que o desejam podem passar a semana ou o fim-de-semana em silêncio, para terem tempo de escutar o modo como Deus se dirige a cada um na oração, na meditação da Bíblia ou nos acontecimentos da vida.

 

A diocese de Viseu programou uma peregrinação de jovens a Taizé para a proxima semana.

 

 

in Taizé.fr/pt

     
 

 

sinto-me: ainda n sei bem!!!
tags:
publicado por Bunny às 10:45